
Aqui, a criança encontrará um ambiente lúdico, de muita afetividade, com muitas atividades.
Atividades Lúdicas
Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer quando de sua execução, ou seja, divertir o praticante.
Características :
* são brinquedos ou brincadeiras menos consistentes e mais livres de regras ou normas.
* são atividades que não visam a competição como objetivo principal, mas a realizaçao de uma tarefa de forma prazerosa.
* existe sempre a presença de motivação para atingir os objetivos.
Desde os filósofos gregos, que se utiliza esse expediente para ajudar os aprendizes. As brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante de educação.
Frequentemente, as atividades lúdicas também ajudam a memorizar fatos e favorecem em testes cognitivos.
Na educação infantil, as atividades lúdicas são mais empregadas no aprendizado das crianças de 0 a 5 anos de idade, onde elas interagem umas com as outras, desempenham papéis sociais, desenvolvem a imaginação, criatividade e capacidade motora e de raciocínio.
Educadores afirmam ser necessário que as brincadeiras sejam direcionadas e possuam um objetivo claro, sob o argumento de que são importantes no desenvolvimento afetivo, motor, mental, intelectual, social, enfim, no desenvolvimento integral da criança.
A brincadeira é mais que passatempo, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo.
A criança que pratica Capoeira aprende não apenas a jogar, como também a cantar (o que tem sido transmitido oralmente há séculos, cantos especialmente criados para esse tipo de atividade) e a tocar (entre os instrumentos mais tradicionais, destaque para o berimbau, o pandeiro e o caxixi, um chocalho feito de sementes).
O jogo da capoeira também aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao contrário de incentivar a agressividade e a violência.
A Capoeira consegue traduzir com ritmo e movimento corporal as idéias da educação humanista.
"É ótima ferramenta para a formação moral, física e cognitiva".
Artes
Capoeira
De acordo com os parâmetros curriculares nacionais, a educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana através da Arte na educação.
O aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e pelas diferentes culturas.